Blog

Para-raios – Tubulações em PVC nas descidas realmente trazem proteção para o sistema?

26
Jan
2018

Dentre as muitas alterações encontradas na norma que regulamenta a instalação de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (ABNT NBR 5419) podemos destacar como curiosa a exclusão da obrigatoriedade de instalação de tubulação em PVC rígido para proteção de condutores de descida, no caso de descidas com cabo.  A versão 2005 da norma já não considerava a utilização desta proteção nos casos de descidas constituídas por fita ou barra metálica.

Para melhor avaliar esta mudança é importante levar em consideração as seguintes constatações:

  • A instalação de tal proteção teria a função de proteger o cabeamento por 3 metros até penetrar o solo, porem a má instalação deste componente com sua extremidade inferior muitas vezes sem ancoragem fazia com que contribuísse com o cisalhamento do condutor.
  • Após ensaios de corrente impulsiva foi provado que as tubulações em PVC não promoviam isolação elétrica efetiva, acabando com o mito de que a instalação das mesmas seria uma possível proteção para os usuários no caso de uma descarga atmosférica.

Com a analise dos fatos expostos, os especialistas da CE 64.10 retiraram a obrigatoriedade da instalação do tubo de PVC do texto da versão 2015 da ABNT NBR 5419.

Voltar