Blog

Noções Básicas: Centro de Medição Elétrica

30
Abr
2018

               O centro de medição elétrica de uma edificação pode ser considerado o local mais importante de um sistema elétrico predial. No centro de medição ocorre o recebimento da energia elétrica da concessionária que é tarifada pelos relógios de medição individual e distribuída por ramais auxiliares para alimentação dos equipamentos.

               Existem duas formas de um centro de medição receber a alimentação da concessionária de energia elétrica, e isso depende do sistema que a concessionária de energia disponibiliza na região. São eles:

Sistema aéreo: O centro de medição deve possuir um poste particular de entrada, que deve ser localizado no limite da propriedade com a via pública. O ramal de alimentação aéreo da concessionária deve ser conectado aos ramais principais da edificação no topo do poste de modo a levar energia até o centro de medição.

Sistema subterrâneo: O centro de medição é alimentado diretamente pelo ramal subterrâneo da concessionária, sem precisar de poste de entrada. O ramal de alimentação subterrâneo é conectado diretamente na caixa seccionadora de entrada no centro de medição.

              Para execução de reforma de centro de medição ou instalação de um centro de medição novo devemos aprovar primeiramente um projeto na concessionária de energia, onde são dimensionados os cabos, tubulações, caixas e localização dos equipamentos do centro de medição de acordo com a demanda de energia prevista para o centro de medição. Após a aprovação do projeto para reforma do centro de medição, empresas especializadas podem orçar e realizar os procedimentos para execução do projeto.

              A Henriques Marques é uma empresa credenciada no CREA e conta com profissionais com vasta experiência na elaboração de projetos e execução de reformas de entrada de energia e centro de medição. Agende uma visita em uma das mais de 500 obras executadas pela empresa e conheça um pouco mais do nosso trabalho.

Voltar